Dicas

ELETRÔNICO PORTÁTIL

Ao adquirir um produto eletrônico portátil, uma das grandes preocupações do consumidor passa a ser a manutenção do mesmo. Como alguns destes aparelhos são extremamente sensíveis a choques e danos correspondentes ao seu mau uso, é de grande importância que o consumidor tenha consciência disso e tome todos os cuidados necessários no transporte, no armazenamento e na limpeza.
Em casos de aparelhos que operam com funcionamento de bateria como netebooks, celulares, câmeras digitais e outros, um cuidado específico deve ser tomado em relação a este aspecto. Para aumentar a vida útil da sua bateria e evitar que ela fique “viciada”, evite carregá-la sem que toda a carga tenha sido utilizada. Carregar sua bateria sem que ela esteja totalmente descarregada pode diminuir o tempo de duração da mesma e reduzir a sua vida útil.

Outros cuidados eletrônicos que devem ser tomados em relação a estes aparelhos dizem respeito ao transporte. Se você vai viajar com sua família e necessita carregar os seus aparelhos, tome bastante cuidado com a forma de levá-los no seu carro, evitando exposição contra choques e danos contra possíveis frenagens. Esconder bem os seus eletrônicos também é importante para evitar furtos, já que estes aparelhos costumam ser caros e bastante visados.

Em relação à limpeza, os cuidados eletrônicos devem ser redobrados. Para remover a sujeira acumulada na superfície, utilize apenas panos secos ou flanelas. Em alguns casos, para tirar manchas de gordura ou de outros tipos, é possível utilizar produtos de limpeza, mas somente com indicação de um técnico especializado do aparelho.

Para armazenar o seu aparelho eletrônico da melhor forma, evite exposições ao sol, à umidade e outros fatores de interferência climática. A utilização de capas protetoras também é importante, já que além de proteger contra danos e riscos, é possível impedir contato com a sujeira e facilitar uma posterior limpeza do aparelho.

TEM DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE, TEREMOS O MAIOR PRAZER EM ATENDÊ-LO!

COMO LIMPAR TELA LCD E LED

As novas telas dos aparelhos eletrônicos modernos exigem um cuidado muito maior do que antigamente. É um dos preços a pagar por uma resolução muito melhor. Nas telas de vidro de televisores, computadores e outros equipamentos, era possível simplesmente usar álcool ou, para os casos mais graves, uma esponja macia para limpar a superfície.
Nas telas de LCD ou em LED, no entanto, estes dois estão absolutamente proibidos. O álcool é um dos produtos que, juntamente com os detergentes e a amônia, que devem ser evitados na hora da limpeza. Eles são conhecidos como abrasivos, que podem causar mais danos do que ajudar. No mercado, as próprias fabricantes de aparelhos eletrônicos recomendam determinados produtos cuja composição foi desenvolvida especialmente para limpar sem causas manchas na tela.

As esponjas também devem ser evitadas. No geral, a recomendação é bem simples: uma utilização inteligente do aparelho. Sempre que ele não estiver em uso, ele deve estar coberto ou guardado em suas respectivas bolsas, para não apanhar mais sujeira do que o necessário. O eventual acúmulo de poeira que vai surgir deve ser limpo, seguindo alguns procedimentos básicos. O grosso deve ser espanado com pinceis antiestáticos, no caso das telas de LED, ou um pano macio, de preferência em microfibra, para as telas em LCD. E não se engane, as mesmas regras se aplicam nas telas dos celulares.

As manchas de gordura provocada pelo contatos da tela com os dedos também podem ser evitados, na sua maior parte, pelo uso correto dos aparelhos, que devem ser manuseados pelas partes especialmente desenhadas para isso, como a moldura de plástico da tela do netbook, por exemplo. Quando as manchas não puderem ser evitadas, elas podem ser limpas apenas com a aplicação de um pano macio levemente umedecido em água limpa. Após molhar o pano, ele deve ser torcido até que pare de pingar e só então ele pode ser passado na tela – o excesso de água sobre a tela também pode comprometer a qualidade de resolução do aparelho.

TEM DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE, TEREMOS O MAIOR PRAZER EM ATENDÊ-LO!

RAIOS E APAGÕES

As quedas de energia ocorrem em muitos casos, quando há uma queda d’água atinge as pás de uma turbina nas usinas hidrelétricas, desligando automaticamente todo o processo de distribuição de energia para várias regiões de uma cidade e até mesmo de vários estados.
Mesmo quando o problema é este, o problema maior não é em si o desligamento abrupto do sistema, mas a volta da energia. E por conta destes imprevistos, destacamos aqui os principais cuidados com os equipamentos eletrônicos de casa e do trabalho, lembrando que os cuidados devem ser diários, visto que nunca se sabe quando ocorrerá outro apagão em nossa cidade ou estado.

Dependendo da frequência de apagões em sua região ou quando a energia não chega a cair completamente mas fica oscilante entre altas e baixas tensões, é importante que antes mesmo de ocorrer um blecaute, deixar aparelhos como TV, som, DVD, forno elétricos tirar  das tomadas; aparelhos mais sensíveis como computadores devem está sempre desligados quando não estiverem sendo usados.

No caso das descargas elétricas causados por raios, o recomendável é ter instalado em casa dispositivos de proteção contra surtos de tensão (DPS), isso pode ajudar a diminuir os prejuízos causados.

TEM DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE, TEREMOS O MAIOR PRAZER EM ATENDÊ-LO!

AMPLIFICADORES DE POTÊNCIA

Aplicar um pouco de óleo fino nos jacks, limpar os dissipadores com pincel para remover a poeira e com um pano úmido limpar o painel. Recomendamos que um serviço de manutenção preventiva/corretiva INTERNO NO EQUIPAMENTO, deverá ser executado por profissional especializado a cada 14 meses aproximadamente.
TEM DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE, TEREMOS O MAIOR PRAZER EM ATENDÊ-LO!

CUIDADOS COM O MICROONDAS
– Não guarde sacos plásticos de qualquer espécie ou outros utensílios dentro do microondas.
– Não o utilize para secar roupas.

– Ao tampar recipientes, deixe sempre uma pequena abertura para sair o vapor. Embalagens totalmente fechadas podem explodir.

– Não pré-aqueça ou ligue o microondas “vazio “.

– Não use o forno se a dobradiça, o trinco, ou a vedação da porta estiver danificada não fechando corretamente.

– Não tente ligar o aparelho com a porta aberta.

– Mantenha o cabo de força longe de superfícies quentes e evite pendurá-lo sobre a borda da mesa ou do balcão.

– Remova os prendedores de arame dos sacos plásticos próprios para cozimento de alimentos, antes de colocá-los no forno.

– Se os materiais dentro do forno inflamarem (pegarem fogo), mantenha a porta do forno fechada, retire o fio da tomada , desligue o fusível ou a caixa geral de força.

TEM DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE, TEREMOS O MAIOR PRAZER EM ATENDÊ-LO!